27 de Set, 2018
O principal meio de transição do futebol universitário para o futebol profissional

O que é a PDL?

localização das equipas participantes da PDL

O que é e como funciona o campeonato de verão que ajuda os atletas universitários a conseguir maior visibilidade junto dos clubes profissionais norte-americanos?

Todos nós sabemos que a principal porta de entrada para o futebol profissional nos Estados Unidos é através do futebol universitário.

Mas, como é que um atleta universitário consegue passar da universidade para o futebol profissional?

Existem muitos meios de conseguir isso, mas o mais comum é através da PDL (Premiere Development League).

A PDL é um campeonato formado por 74 equipas dos Estados Unidos e Canadá, sendo que delas, 18 são propriedade de clubes profissionais ou mantém parceria com um clube de futebol profissional. Este campeonato ocorre durante a época de verão, entre os meses de Maio e Agosto, para que os atletas possam participar durante as férias universitárias.

A Premiere Development League mostrou ser um importante passo para atletas profissionais que hoje jogam ao redor do mundo. Mais de 70% de todos os atletas selecionados por equipas da MLS desde 2010, participaram na PDL. Sendo que 66 atletas da PDL foram seleccionados apenas para o MLS Super Draft de 2018!

Normalmente, os atletas que são convidados a jogar a PDL, conseguem esta oportunidade devido às grandes atuações nas épocas de futebol universitário, ou por recomendação dos seus coaches, que acompanham o desenvolvimento do atleta durante todo o ano.

clubes profissionais e suas parceirias na PDL

footer-top